Confira os benefícios e formas de uso da farinha de banana verde

09/02/2017 | atualizado em 12/02/2017 | Da Redação
Nutrição
Facebook twitter E-mail Imprimir

Esse ingrediente pode fazer parte de todos os preparos que levam farinha

Green plantain flour (Musa  paradisiaca)

 

Se a farinha de banana verde ainda não faz parte do seu cardápio, saiba que dar uma chance a esse ingrediente só vai lhe trazer benefícios. Como o próprio nome diz, o produto é feito com a banana ainda verde – ou seja, não amadurecida – o que faz com que ela tenha menos açúcar e uma maior quantidade de amido resiste (um tipo saudável de carboidrato). “Por conter amido resistente ela é digerida – precisamente fermentada – no intestino grosso, melhorando a flora intestinal”, comenta Gisele Carvalho, nutricionista da Clínica MedPrimus, de São Paulo (SP). Essa melhora na flora intestinal também beneficia a imunidade, o que contribui com a prevenção de doenças. Além disso, a farinha é rica em fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e reduzem a absorção de colesterol. Mas os benefícios não param por aí. “Sendo fonte de triptofano e vitamina B6, que são dois elementos que liberam o neurotransmissor serotonina , ajuda na melhora do bom humor e na sensação de bem-estar. A farinha tem o índice glicêmico reduzido e assim auxilia no controle do diabetes tipo 2 e diminui a resistência a insulina. Seu consumo também ajuda a prevenir o câncer de intestino e de cólon pela melhora na liberação de toxinas e aumento dos probióticos no intestino”, completa Natasha Barros, nutricionista de São Paulo (SP).

 

Essa farinha pode fazer parte de diversos preparos, mas Natasha destaca que quando utilizada em pratos doces, ela ajuda a reduzir o índice glicêmico – velocidade de absorção da glicose no organismo. Gisele completa que o ideal é associar a farinha de banana verde a outros tipos de farinhas, pois nos bolos, por exemplo, ela pode fazer com que a massa fique pesada. E outra qualidade desse item é que ele pode ser feito em casa. Para preparar a farinha, Gisele afirma que é preciso separar oito bananas (nanicas ou prata) verdes, descasca-las e corta-las em rodelas. Depois é necessário leva-las ao forno em temperatura baixa, até que fiquem secas e quebradiças. “Retire do forno e espere esfriar em temperatura ambiente. Liquidifique até virar farinha. Peneire e, em seguida, guarde em um pote seco e com tampa. A validade da farinha é de 20 dias”, ensina a nutricionista da MedPrimus. Confira abaixo algumas receitas com esse ingrediente.

 

Bolo rápido de cacau de baixo índice glicêmico

Ingredientes

3 ovos

1 xíc. (chá) de açúcar de coco

1 xíc. (chá) de leite vegetal (pode ser leite comum lacfree)

1 xíc. (chá) de farinha de coco

1 xíc. (chá) de farinha de banana verde

½ xíc. (chá) de cacau em pó

2 col. (sopa) cheias de ghee derretida ou 2/3 de xíc. (chá) de óleo de girassol

1 col. (sopa) de fermento em pó

 

Modo de fazer

Bata os ovos com o açúcar em batedeira ou liquidificador. Incorpore o leite e o óleo aos poucos. Depois, misture o restante dos ingredientes secos. Por último, adicione o fermento e mexa devagar. Distribua em forminhas para cupcakes e leve ao forno em 260 graus, por 40 minutos.

 

Rendimento| 16 bolinhos.

Crédito da receita | Gisele Carvalho, nutricionista da Clinica MedPrimus, de São Paulo (SP).

 

Bolo de Banana

Ingredientes

1 xíc. (chá)de farinha de banana verde

1 xíc. (chá) de farinha de aveia

1 xíc. (chá) de leite de amêndoa

1 ovo grande

¼ de xíc. (chá) xylitol (adoçante)

¼ de xíc. (chá)de óleo de coco

4 bananas maduras amassadas

1 col. (chá) de canela

1 col. (sopa) de fermento em pó

Modo de fazer
Misture bem as farinhas e reserve. Em uma batedeira, bata o ovo e o açúcar. Depois, acrescente o óleo de coco e misture bem. Em seguida, adicione o leite e as farinhas e bata por 4 minutos. Acrescente as bananas e a canela e bata até incorporar. Por último, coloque o fermento e mexa de leve com uma espátula. Unte uma forma com óleo de coco e coloque para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 35 minutos ou até dourar.

Crédito da receita| Alena Barros, fit chef de São Paulo (SP).

 

 

Smoothie matinal

 

Ingredientes

1 col. (sopa) de farinha de banana verde

½ xíc. (chá) de água

1 xíc. (chá) de água de coco

1 col. (sopa) de óleo de coco

1 maço pequeno de espinafre

½ papaia

½ manga

1 col. (chá) de espirulina

 

Modo de fazer

Bata todos os ingrediente no liquidificado e está pronto para servir.

 

Rendimento| 2 copos

 

Crédito da receita| Alena Barros, fit chef de São Paulo (SP).