Cinco dicas que previnem as brotoejas

18/03/2017 | atualizado em 20/03/2017 | Da Redação
SaúdeSaúde Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

As bolinhas vermelhas são comuns em crianças nos dias quentes

Brotoeja ou miliária, esses são os nomes dados às bolinhas vermelhas com líquido em seu interior que aparecem na pele em dias de muito calor. Seu desenvolvimento se dá pela obstrução das glândulas sudoríparas – responsáveis pela produção do suor – com ruptura e extravasamento de suor na pele. “Podem ser de coloração clara (cristalina), vermelha (rubra) ou amarelada (pustulosa), lembrando que a cor depende da profundidade em que ocorreu a obstrução e ruptura dos ductos sudoríparos”, afirma Natasha Slhessarenko, pediatra que integra o corpo clínico do Lavoisier Medicina Diagnóstica, de São Paulo (SP).

As brotoejas ocorrem em crianças e adultos, após condições que causam sudorese excessiva, como, uso de agasalhos ou roupas em excesso, exercícios físicos, exposição ao sol e febre. “O uso de pomadas, bronzeadores, protetores solares, óleos, cremes e repelentes podem obstruir os poros e predispor ao aparecimento do problema”, explica a pediatra.  Confira abaixo algumas medidas para se prevenir do problema.

  1. Dê preferência às roupas de algodão, mais leves, frescas e adequadas ao clima.
  2. Evite água muito quente durante o banho.
  3. Tome banhos frequentes, sempre que possível.
  4. Evite a exposição ao sol e o uso de cremes, pomadas, bronzeadores, repelentes, protetores e óleos.
  5. O uso de pasta d’ água pode ajudar, entretanto, o médico deverá sempre ser consultado para saber que medicação é mais apropriada para o caso.