Cirurgia de catarata é simples e rápida

07/02/2018 | atualizado em 08/02/2018 | Da Redação
SaúdeSaúde Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Procedimento melhora a opacidade do cristalino

A catarata (opacificação do cristalino) é muito comum a partir dos 60 anos de idade. A condição, no entanto, é reversível mediante um procedimento cirúrgico simples e que pode também corrigir outros problemas de visão, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, evitando o uso de óculos.

“Com a retirada da catarata, existe sempre a necessidade da colocação de uma lente intraocular, que vai substituir o cristalino. Com a evolução da tecnologia, é possível aproveitar o procedimento e já colocar lentes que também corrijam o grau dos óculos e resolvam outras questões de visão”, explica Cláudia Benetti, oftalmologista do Centro de Cirurgia Oftalmológica, em Campinas (SP).

A cirurgia de catarata até pouco tempo assustava. Mas, segundo a especialista, não há motivo para isso. Feita com anestesia local (na forma de colírio) e sob uma sedação leve, o procedimento leva poucos minutos e o paciente sai com os olhos abertos, enxergando melhor e fazendo uso dos colírios pós-operatórios.

“Quanto mais cedo o problema for detectado e a cirurgia feita, os riscos são sempre menores e a recuperação, mais rápida. Não há porque ficar adiando um problema com uma solução relativamente simples”, finaliza Cláudia.