Entenda a hemofilia

13/05/2017 | atualizado em 15/05/2017 | Da Redação
SaúdeSaúde Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Doença transmitida pelo público feminino, raramente afeta mulheres

teste de hemofilia

A hemofilia é uma doença hereditária que afeta principalmente os homens. E, sim, esse é o tema de hoje! Isso porque esse distúrbio da coagulação sanguínea é transmitido pelas mulheres, já que há uma alteração genética do cromossomo X.

Vejamos: as mulheres possuem cromossomos XX, por isso, quando um está afetado pelo gene da hemofilia, o outro compensa o déficit, evitando sangramentos. Já os homens, – que possuem cromossomos XY – quando tem um cromossomo X alterado, apresenta os sintomas da doença.

“Temos treze fatores de coagulação no sangue em nosso organismo, e quando há algum hematoma/machucado, é necessário que um vá ativando o outro para que se forme o coágulo. Se um estiver deficiente, diminuído ou ausente, esse ciclo não se fecha e o indivíduo continua sangrando”, explica Claudia Lorenzato, hematologista e hemoterapeuta, responsável pelo tratamento de coagulopatias em Curitiba (PR).

Se um dos treze fatores de coagulação estiver deficiente, diminuído ou ausente, esse ciclo de coagulação não se fecha e o indivíduo continua sangrando

Ana Clara Kneese, hematologista da Santa Casa de São Paulo (SP), afirma que os episódios de sangramento podem ocorrer logo no primeiro ano de vida do paciente. Nos quadros graves e moderados, os sangramentos repetem-se espontaneamente. Em geral, são hemorragias intramusculares e intra-articulares que desgastam primeiro as cartilagens e depois provocam lesões ósseas. As articulações mais comprometidas costumam ser joelho, tornozelo e cotovelo.

“Diagnosticar precocemente e corretamente a doença é fundamental para evitar complicações decorrentes”, ressalta Ana Kneese. O diagnóstico de hemofilia ocorre a partir do histórico de hemofilia em parentes e por sangramentos espontâneos e após traumas. Para o tratamento, o ideal é a reposição do fator de coagulação deficiente, que pode ser XIII ou IX.