Entenda a menopausa precoce

11/06/2017 | atualizado em 12/06/2017 | Da Redação
SaúdeSaúde Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Saiba por que o anticoncepcional pode mascarar o problema

mulher no ginecologista falando sobre menopausa precoce

Geralmente a menstruação irregular, ondas de calor, diminuição da libido, secura vaginal, alterações de humor e infertilidade se iniciam após os quarenta anos, período que dá início a menopausa. Mas de acordo com Giuliana Nunes Petti, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz Itaim, de São Paulo (SP), a falência dos ovários mais cedo do que o habitual, gerando a menopausa precoce.

Algumas mulheres só passam a se preocupar com isso quando param de tomar anticoncepcional e tentam engravidar, porém, o uso deste contraceptivo pode mascarar o problema. “O medicamento faz com que os sintomas típicos passem despercebidos. Quando a mulher para de tomar o anticoncepcional, os sintomas surgem e então ela já pode estar em falência ovariana”, explica a médica.

O tratamento deve ser individualizado em cada paciente, avaliando sempre os fatores de risco da reposição hormonal

Podemos listar entre as principais causas do problema: doenças autoimunes, como tireoidite de Hashimoto, tabagismo, remoção cirúrgica ovariana (em casos de cânceres do sistema reprodutor feminino), tratamento contra o câncer a base de quimioterapia ou radioterapia, defeitos de cromossomos (síndrome de Turner e síndrome do cromossomo X frágil) e pacientes que têm contato recorrente com pesticidas.

O tratamento deve ser individualizado em cada paciente, avaliando sempre os fatores de risco da reposição hormonal. Em caso de aparecimento dos sintomas, procure seu ginecologista. “Visa-se a reposição hormonal principalmente para evitar a osteoporose”, diz a especialista.

Para as mulheres que pretendem engravidar, se os exames mostrarem que ainda existem óvulos, há a possibilidade de induzir a ovulação com medicamentos. Caso a paciente não pretenda ter um filho naquele momento, uma solução é o congelamento do óvulo.