Oito passos para evitar o câncer

05/08/2017 | atualizado em 09/08/2017 | Da Redação
SaúdeSaúde Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Mudar hábitos de vida é essencial para diminuir os riscos de incidência

evitar o câncer

O risco de câncer está diretamente relacionado ao estilo de vida. O que inclui a frequência de atividades físicas e a qualidade da alimentação. “É possível considerar que sedentarismo, sobrepeso, obesidade e consumo excessivo de gorduras são como ‘vilões’ responsáveis, especialmente, pela elevação do risco de desenvolvimento de tumores que afetam intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama”, avalia Adriana Scheliga, onco-hematologista da Oncoclínica, do Rio de Janeiro (RJ).

Veja abaixo dez passos que contribuem para a redução global dos riscos de incidência do câncer, listados pela especialista.

  1. Alimentação saudável | Esse é um hábito que ajuda na prevenção do câncer. A dieta do mediterrâneo, que inclui frutas, peixes, grãos e azeite, é um excelente exemplo.
  1. Vacinas | Existem vacinas que podem contribuir para a prevenção do câncer. Um exemplo é a vacina contra o HPV, vírus responsável por  90% dos casos de câncer de colo de útero.
  1. Exames de prevenção | Após os 40 anos, realize mamografia anualmente. A detecção precoce aumenta em até 95% as chances de recuperação em casos de câncer de mama, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM-DF).
  1. Corpo sem substâncias nocivas | Na maioria dos casos, o câncer de pulmão está associado ao consumo de cigarro ou derivados. O vício também está associado a cânceres de boca, garganta, laringe, estômago, esôfago, bexiga, entre outros. Abandonar o vício é fundamental para evitar tumores.
  1. Atividades físicas | A prática regular de exercícios ajuda a prevenir o câncer. O sobrepeso e a obesidade estão relacionados aos seguintes tipos de câncer: intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama.