Otite e amigdalite são comuns no inverno

17/07/2017 | atualizado em 20/07/2017 | Da Redação
SaúdeSaúde Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Conheça os sintomas e faixa etária mais afetada com cada problema

mulher com otite e amigdalite

Existem algumas doenças que durante os dias mais frios se manifestam de forma mais generalizada, como é caso das otites (dores de ouvido) e amigdalites. De acordo com Samanta Dall Agnese, otorrinolaringologista da rede de centros médicos dr.consulta, de São Paulo (SP), o próprio convívio com outras crianças nas creches e escolas pode fazer com que fiquem expostas a vírus e bactérias.

Para ela, “é preciso investigar a origem do problema, para indicar os cuidados mais adequados e evitar que a criança desenvolva resistência imunológica ao tratamento, por conta do uso frequente de remédios”, orienta.

Veja abaixo quais são as características das otites e amigdalites e saiba como prevenir seus filhos desses problemas típicos da estação.

Otite | O problema afeta principalmente crianças de um a dois anos, isso porque possuem a tuba auditiva (canal que liga o ouvido médio à faringe) menos inclinada, característica que facilita a ascensão de germes no local. Os principais sintomas são: irritação, choro sem motivo aparente, falta de apetite, coceira ou levar a mão ao ouvido e secreção no local.

“É importante que as crianças não tomem mamadeira deitadas e que não sejam colocadas para dormir logo após o episódio. Por conta da condição anatômica do ouvido delas, quando a criança mama deitada, o leite pode obstruir o local, fator que aumenta as chances de otite”, afirma.

Amigdalite | Mais comuns em crianças com mais de quatro anos, o problema pode ser dividido em dois tipos: bacteriano e viral. O primeiro é mais grave. A criança terá muita dor na garganta, dificuldade para engolir, dor no corpo e febre alta e persistente. É fundamental procurar um médico, já que precisa ser tratada com antibióticos e anti-inflamatórios. Já a viral causará dor menos intensa e, às vezes, febre baixa, em geral com outros sintomas típicos de um resfriado comum.