Saúde da boca x problemas posturais

12/07/2018 | Da Redação
SaúdeSaúde Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Especialista explica a origem de uma série de complicações

Pode até parecer improvável, mas a possibilidade daquela dor insistente e insuportável das costas estar relacionada à saúde bucal existe. O motivo? Quando há a má oclusão dos dentes, ou seja, quando o contato dos dentes superiores com os inferiores ao fechar a boca é feito de forma errada, os músculos que unem o pescoço, cabeça e costas, podem desencadear esse tipo de dor.

E mais: a respiração bucal crônica também pode estar ligada aos problemas na postura. “Uma vez que entra ar pela boca, toda a musculatura da região acaba se modificando com o passar do tempo, resultando ainda, no mau posicionamento dos dentes”, explica Robert Coachman, dentista da Well Clinic, de São Paulo (SP).

Todo esse conjunto de desarmonias provoca desvios na postura, alterações fonéticas e prejuízos ao sorriso e à comunicação, além de, claro, desencadear dores nos joelhos e pés.

Para evitar esse tipo de problema, um tratamento multidisciplinar é o procedimento mais recomendado para trabalhar a saúde bucal e todas as partes do corpo. “O ideal é que seja feito o acompanhamento por parte de um médico e de um dentista, para que o diagnostico seja feito de maneira correta e precisa. Em relação a questão odontológica, o provável tratamento será feito para melhora do posicionamento dos dentes e da arcada”, finaliza o especialista.