Transporte coletivo pode gerar Síndrome do Túnel do Carpo

15/09/2017 | atualizado em 18/09/2017 | Da Redação
SaúdeSaúde Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Saiba qual a relação entre o problema e o meio de transporte

mão com túnel do carpo

Já ouviu falar da síndrome do túnel do carpo? Um recente estudo, publicado na revista americana HAND, realizada por pesquisadores brasileiros, mostrou que a os sintomas do problema podem aparecer pelo uso de transporte público. Trata-se de uma neuropatia compressiva, sendo resultado da compressão do nervo mediano no canal do carpo, que se localiza entre a mão e o antebraço.

A vibração dos ônibus e trens provocam estimulação nervosa repetitiva em áreas já afetadas e comprimidas por fibrose ou nódulos, que podem desencadear respostas sintomáticas e parestesia nos dedos próximo ao nervo mediano “Os principais sintomas da síndrome do túnel do carpo são o formigamento e a dormência nos dedos”, explica Carlos Henrique Fernandes, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) e um dos autores do estudo, de São Paulo (SP).

No estudo, foram avaliados trabalhadores, que utilizam diariamente transporte público, como trens, ônibus e metrô. Estas pessoas responderam um questionário, no qual foram observados o aparecimento de sintomas da síndrome e quanto tempo de exposição à vibração foi necessário para o aparecimento dos sintomas. A pesquisa foi realiza com 205 participantes, sendo 178 mulheres e 27 homens. No total, foram avaliadas 285 mãos, todas diagnosticadas com a síndrome do túnel do carpo.

A vibração dos transportes públicos parece estar, em partes, diretamente relacionada ao aparecimento de sintomas.

Como resultados, entendeu-se que a vibração dos transportes públicos parece estar, em partes, diretamente relacionada ao aparecimento de sintomas. Dessa forma a percepção desses sintomas durante o uso de transporte coletivos, pode ser um indicativo de síndrome do túnel do carpo em pacientes que ainda não tem o diagnóstico.

Essa constatação indica a clara recomendação para que toda pessoa que apresenta formigamentos e dormências nas mãos devem procurar um cirurgião de mão para confirmar o diagnóstico e tratamento, se necessário. O tratamento desta síndrome pode ser clínico ou cirúrgico, dependendo da gravidade, por isso, é importante que o paciente seja avaliado e tratado por um especialista em

cirurgia da mão. “O diagnóstico e tratamento corretos são essenciais para a melhora completa do paciente”, afirmou Carlos Henrique. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmam a existência de uma fila de pessoas no Brasil, aguardando a cirurgia para a síndrome do túnel do carpo, também existem poucos especialistas em cirurgia da mão no Brasil, além da falta de informação sobre a doença, o que também resulta em poucos diagnósticos precoce, explica o especialista da SBCM.