Sua mamografia está em dia?

13/02/2018 | atualizado em 14/02/2018 | Da Redação
SaúdeSaúde Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Exame é um importante instrumento de prevenção

Segundo a Fundação do Câncer, embora o câncer de mama afete cerca de 57 mil mulheres por ano, é um tumor curável em até 98% dos casos, se detectado na fase inicial. Mesmo com as grandes chances de cura, dados da pesquisa Avon/IPSOS – Percepções sobre o Câncer de Mama revelam que apenas 20% das brasileiras fazem mamografia pelo menos a cada dois anos.

“A realização de exames periódicos, de acordo com a faixa etária, é um importante instrumento de prevenção para investigação e diagnóstico de possíveis problemas, não só do câncer de mama”, explica Cintia Pereira, ginecologista da Rede de Hospitais São Camilo, de São Paulo (SP).

Mas, não é só. A especialista alerta, também, sobre a necessidade de se adotar um estilo de vida sadio. “Além da realização dos exames preventivos, o bem-estar físico, psíquico e social depende também da atitude em relação à vida. Portanto, é sempre benéfico manter a alimentação saudável, praticar atividades físicas com regularidade, tomar banho de sol sempre que possível, dormir suficientemente todos os dias e evitar hábitos prejudiciais, como o tabagismo e excesso de álcool”.