Técnicas de fisioterapia auxiliam lesões de treino

12/07/2017 | atualizado em 14/07/2017 | Da Redação
SaúdeSaúde Destaque
Facebook twitter E-mail Imprimir

Conheça as vantagens desse tratamento

fisioterapia

Não são apenas os atletas que se afastam das atividades físicas por sofrerem lesões, os amadores também são atingidos com o problema frequentemente. Entretanto, muitas dessas lesões são, inicialmente, entendidas como processos inflamatórios agudos, quando, na verdade, são alterações degenerativas por sobrecarga crônica, de acordo com Bruno Rabello, ortopedista, especialista em Cirurgia do Quadril e em Medicina Regenerativa Articular, do Rio de Janeiro (RJ).

Bruno afirma que o segredo para a reabilitação desses quadros é usar as técnicas fisioterápicas biomecânicas e a utilização de Medicina Regenerativa, realizada com auxílio de ultrassom e anestesia local, por meio de indutores de reparação no local da lesão. “As terapias biológicas aceleram o processo de recuperação devido às propriedades anti-inflamatórias e reparadoras das substâncias usadas, chamadas citocinas, com pouquíssimos riscos”, explica.

As terapias biológicas aceleram o processo de recuperação devido às propriedades anti-inflamatórias e reparadoras das substâncias usadas

Outra vantagem do método proposto pelo médico é não utilizar corticoide. “Além dos efeitos sistêmicos dessa droga, existe o efeito inibidor nas células musculares, tendinosas e cartilagem, favorecendo a degeneração e aumentando as chances de ruptura”, explica.

De acordo com o médico, a técnica atua ainda na prevenção. “Os fatores de crescimento liberados possuem também a capacidade de atrair células-tronco, fazendo com que o tecido se repare o mais parecido com o padrão fisiológico e fortalecendo a região, evitando assim novas lesões”, diz. Em caso de lesões, procure seu especialista e verifique os tratamentos mais indicados.