Tire suas dúvidas sobre manchas na visão

10/02/2017 | atualizado em 12/02/2017 | Da Redação
Saúde
Facebook twitter E-mail Imprimir

Casos raros necessitam de tratamento

Você vê frequentemente pontos pretos na visão, que acompanham o movimento do olho? Tais manchas são chamadas de moscas volantes ou miopsias e, segundo Andrea Lima Barbosa, oftalmologista e PHD em ciências visuais, de São Paulo (SP), ocorrem pelo deslocamento do humor vítreo – gel que preenche a parte interna do olho. “Quando nascemos e ao longo de nossa juventude, o vítreo tem uma consistência gelatinosa e fica aderido à retina – o tecido nobre que forra a parte mais interna do olho –, mas, à medida que envelhecemos ou quando sofremos fortes impactos na região da cabeça, o vítreo pode se dissolver e liquefazer e soltar-se da retina progressivamente”, esclarece. As manchas se formam a partir das partículas de gel que não foram dissolvidas e acabam flutuando em torno do centro mais líquido do vítreo, resultando em sombras na visão. Apesar de incômodo, esse problema geralmente não oferece riscos e para ajudar você a compreendê-lo melhor Pense Leve traz abaixo algumas dúvidas esclarecidas pela especialista. Confira!

Quando procurar atendimento médico?
Se você nunca viu pontos na visão e começa a vê-los subitamente ou se já está habituado a vê-los, mas eles aumentaram em tamanho ou quantidade e por vezes acompanhados de flashes de luz, você deve procurar atendimento médico imediatamente.

Por que devo procurar o oftalmologista com urgência?
Por mais que sejam em poucos casos – menos de 10% – os pontos pretos na visão também pode ter causas mais graves, como descolamento da retina, inflamações ou infecções e até sangramentos na retina ou no vítreo.

E o que são os flashes ou pontos luminosos?
De acordo com Andrea, eles ocorrem quando a retina é estimulada mecanicamente e algo semelhante a um impulso elétrico é enviado ao cérebro, resultando na percepção do clarão. Ela destaca que isso acontece quando a retina é tracionada, rasgada ou separada da parte de trás do olho.  Estes raios de luz podem ser de curta duração ou continuar indefinidamente até que a retina seja tratada.

É possível tratar os pontos pretos?
A maioria das moscas volantes some com o tempo. Quando não, é comum o paciente se acostumar com elas. A cirurgia só é recomendada em casos que a visão é muito prejudicada.