Projeto “Planta Resistência” no Sesc Consolação

Atividades são voltadas ao consumo responsável e à sustentabilidade

Durante o mês de fevereiro, o Sesc Consolação promove oficinas que visam o máximo aproveitamento dos alimentos, bem como uma alimentação saudável e equilibrada, através das plantas alimentícias não convencionais (PANC). As atividades são gratuitas, ocorrem em diversos espaços da unidade e são abertas ao público geral, credenciados e não credenciados.

O projeto “Planta Resistência” busca discutir formas alternativas e sustentáveis de produção e comércio de alimentos, além de maneiras práticas de preparo para o consumo em casa com vistas na redução do desperdício, na valorização do sabor dos produtos naturais, na promoção da saúde, na troca dos saberes tradicionais e acadêmicos e na autonomia dos indivíduos frente ao condicionamento agroindustrial hegemônico.

Programação

Cultivo com PANC

Nesta oficina, Beatriz Carvalho e Arthur Rodrigues, criadores do projeto Mato no Prato (organização criada para fortalecer o vínculo entre as pessoas e a natureza, promovendo saúde e qualidade de vida), convidam o público a se aprofundar no cultivo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), apresentando aspectos técnicos, como: o trato com a terra, as necessidades fisiológicas e as preferências de cada planta. Ao final, cada participante poderá levar seu vaso para a casa, para dar continuidade aos cuidados e ao plantio.

Alimentação Viva

A alimentação viva utiliza alimentos crus ou submetidos ao calor máximo de até 45 graus, assim como grãos e sementes germinadas. Nesta oficina, será apresentada uma grande variedade de possibilidades da culinária viva, como: salada de lentilha germinada, vegetais fermentados, queijo de castanha e trufa viva.

A atividade será ministrada pela Menina Brasileira, organização de ecogastronomia, volta à cozinha artesanal, orgânica, integral e sem origem animal.

Caminhada de Reconhecimento das PANC

A atividade, que tem acompanhamento do Mato no Prato, consiste em um passeio para a identificação, observação e contato com espécies PANC, que podem ocorrer espontaneamente ou serem cultivadas como ornamentais pela vizinhança ou serviço de paisagismo municipal. O roteiro é previamente planejado para ser realizado a pé. São feitas paradas em pontos estratégicos para demonstração e explicação de algumas espécies, suas características e formas de aplicação culinária.

Cozinha Experimental, Banquete Marginal

Nesta oficina, a culinarista Raquel Blaque propõe compartilhar seu conceito de cozinha experimental, que é cozinhar com ingredientes não programados e pratos improvisados onde quem faz o cardápio é o próprio alimento. Propõe, ainda, ensinar técnicas de cortes de acordo com a aparência, técnicas de perecividade e técnicas de aproveitamento total do alimento, aprofundando conhecimentos em economia doméstica no tratamento e consumo de alimentos descartados.

Raquel Blaque é cozinheira na Creative Commes e membro do grupo Freeganismo São Paulo, que coleta e mapeia alimentos em feiras livres, distribuindo no evento Banquete Comum e em ocupações. Nos dois projetos é explorado o experimental utilizando apenas insumos adquiridos de forma gratuita.

Serviço

Planta Resistência

Cultivo com PANC

Dia 9/2, sábado, das 14h às 17h

Local: Sala Alfa (8º andar)

Não recomendado para menores de 14 anos

Grátis | Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento

Alimentação Viva

Dia 12/2, terça-feira, das 19h às 21h

Local: Hall de entrada do Teatro Anchieta

Não recomendado para menores de 14 anos

Grátis | Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência

Caminhada de Reconhecimento das PANC

Dia 23/2, sábado, das 10h30 às 13h30

Local de saída: entrada do Sesc Consolação

Não recomendado para menores de 14 anos

Grátis | Inscrições com 30 minutos de antecedência no local

Cozinha Experimental, Banquete Marginal

Dia 27/2, quarta-feira, das 19h às 21h

Local: Sala de Leitura (3º andar)

Não recomendado para menores de 14 anos

Grátis | Retirada de ingressos com 1h de antecedência na Central de Atendimento

Sesc Consolação

Rua Dr. Vila Nova, nº 245 – Vila Buarque. São Paulo – SP

Informações: (11) 3234-3000

Transporte Público: Estação Mackenzie do Metrô – Linha 4 – Amarela

(Foto: Willian Lopes de Abreu)