Teste da Bochechinha gratuito em São Paulo (SP)

Laboratório Mendelics lança oficialmente o exame genético neonatal mais completo, que consegue analisar cerca de 4.800% mais informações que o teste do pezinho

Seguindo um de seus pilares básicos, de democratizar testes genéticos para a população, a Mendelics vai oferecer o Teste da Bochechinha gratuitamente entre o Dia das Mães e o dia 15 de maio. Serão beneficiadas todas as mamães que derem à luz nos próximos dias 13, 14 e 15, em hospitais e maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS), dentro do município de São Paulo.

O Teste da Bochechinha é o próximo passo da triagem neonatal, pois utiliza análise genética para identificar 287 doenças, todas graves, silenciosas, mas felizmente, tratáveis. A relevância do método surpreende, sobretudo, por conseguir abranger cerca de 4.800% doenças a mais do que o teste do pezinho, que detecta seis.

Para ter acesso ao teste, o responsável legal do recém-nascido deve comparecer presencialmente ao laboratório da Mendelics, localizado na Rua Cubatão, nº 86, cj. 1202 – Paraíso, São Paulo (SP), até quarta-feira (22), munido da certidão de nascimento do bebê e de documento oficial com foto, para comprovar o parentesco.

Com uma coleta gentil e indolor, o exame é feito por meio de um coletor bucal (haste de algodão) que absorve as células da boca do bebê, para serem sequenciadas e analisadas pelo algoritmo de inteligência artificial da empresa. Fazer o teste ainda na primeira infância aumenta as chances dos tratamentos serem mais eficientes.