Aprenda a usar demaquilante

O produto é imprescindível para a remoção correta da maquiagem

Todo mundo que usa maquiagem tem uma tarefa para fazer todas as noites, sem falta: limpar bem a pele. “À noite, há um processo natural de regeneração e, caso a maquiagem não seja eliminada, o processo é interrompido, podendo causar alergias, acne e envelhecimento precoce”, afirma a dermatologista Thais Pepe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de São Paulo (SP).

E uma das formas mais eficazes de manter a face limpinha é por meio do uso dos demaquilantes, produtos formulados especificamente para higienizar sem entupir os poros. “Eles devem ter uma formulação suave, o mais natural possível, pois produtos com álcool podem ressecar. Outro aspecto importante é a atenção que deve ser dada à composição da fórmula. Ela deve ser paraben free (livre de parabenos), ou seja, que não contenha derivados de petróleo”, afirma a médica.

Qual textura escolher?

Cremoso | Ideal para peles envelhecidas, sensíveis ou secas.

Líquido | Se adequa a todos os tipos de pele, até as mais sensíveis, mas nem sempre remove bem a maquiagem à prova d’água.

Bifásico | Composto por água e óleo, é ideal para make mais resistente, como as à prova d’água. Não é indicado para peles oleosas ou acneicas.

Leite de limpeza | Ótimo para peles sensíveis, secas e ressecadas, mas não é indicado para as acneicas ou oleosas.

Como usar?

Coloque o produto em um algodão ou tecido macio úmido. Passe delicadamente na pele, sem esfregar. “A região dos olhos, por ser muito sensível, deve receber maior atenção. Use um demaquilante específico, sem fazer força. Jamais durma com rímel ou delineador. Eles podem danificar os cílios e a pele”, finaliza.