Benefícios do óleo de coco para os cabelos  

E não é só na hidratação do dia a dia que ele funciona

O óleo de coco passou a fazer parte da rotina de beleza de muita gente, especialmente por conta dos seus benefícios para o cabelo. Segundo a farmacêutica Jackeline Alecrim, de Ipatinga (MG), ele é uma excelente barreira protetora contra a radiação UV.

“O óleo de coco é uma alternativa natural muito eficiente para salvar os cabelos. Vale lembrar que ativos de origem natural têm demonstrado uma promissora capacidade de fornecer proteção adicional aos fios, inclusive no que diz respeito à termoproteção e à proteção solar”, diz.

Outra vantagem, explica a especialista, é aumentar a resistência mecânica dos fios, evitando ressecamento e quebra. Ele também ajuda a minimizar as pontas duplas. “Por sua alta capacidade de nutrição e reparação, o óleo de coco extravirgem pode preveni-las e tratá-las, já que elas ocorrem devido à fragilidade dos fios”, explica. No entanto, para que esses benefícios sejam observados, é importante que o óleo seja extravirgem, puro, sem adição de produtos químicos.

Tempo de pausa

Ainda segundo Jackeline, o óleo de coco precisa permanecer nos fios por, no mínimo, quatro horas. “Estudos demonstram que esse é o tempo mínimo para uma absorção satisfatória, podendo chegar até 8 a 12 horas para obtenção de uma ação completa. Por isso, é válido dormir com o produto nos fios. Não é necessário o uso de toucas térmicas”.

Como aplicar?

O óleo pode ser espalhado nos fios com uma massagem suave, inclusive na raiz — desde que seja devidamente removido com xampu para que não ocorra aumento da oleosidade.