Cinco passos para uma pele saudável

Truques na rotina ajudam a manter a cútis limpa e saudável
Woman taking care of her skin

Não é nenhum segredo que, para ter uma pele sadia, é necessário ter uma alimentação balanceada, beber muita água e evitar componentes tóxicos, como o cigarro. No entanto, além disso, alguns cuidados específicos na rotina são indispensáveis para deixar a cútis viçosa.

“Uma pele livre de impurezas demora mais para envelhecer e é menos propensa a ter manchas e acne. Além disso, absorve melhor os ingredientes ativos dos cosméticos”, explica Thaís Carvalho, fisioterapeuta dermato-funcional da Onodera Estética, em São Paulo (SP). Abaixo, confira os principais cuidados que devem ser incluídos na rotina para manter a pele sempre limpa e hidratada:

Lave o rosto |Isso evita o entupimento dos poros, principal responsável pelo surgimento de cravos e espinhas. A limpeza deve ser feita duas vezes por dia, uma pela manhã e a segunda à noite, sempre com água fria.  O sabonete deve ser próprio para o rosto, com composição neutra ou específica para o seu tipo de pele.

Retire a maquiagem |Durante a noite, o processo de renovação celular é mais intenso. Portanto, retire toda a maquiagem para a pele respirar. Além de usar um demaquilante adequado para o seu tipo de pele, use também o sabonete facial para completar a limpeza e evitar resíduos.

Hidrate | A hidratação deve ser feita de duas maneiras. A primeira é de dentro para fora: beba bastante água para garantir a eliminação de toxinas. A segunda é a hidratação tópica. “Procure o hidratante ideal para o seu tipo de pele e aplique duas vezes ao dia. É muito importante que uma delas seja logo após o banho, quando os poros estão abertos e irão absorver muito mais os componentes necessários de nutrição”, recomenda a profissional.

Proteja |Os raios solares são um dos principais causadores de manchas na pele do rosto. Vale ressaltar que o produto deve ser específico para o rosto, com FPS de, no mínimo, 30.

Não esprema cravos e espinhas |Isso pode piorar a inflamação e até deixar cicatrizes. “Invista em uma limpeza de pele profissional”, finaliza Thaís.