Como controlar a oleosidade no calor?

Dermatologista indica ritual completo

O calor estimula as glândulas sebáceas e deixa a pele com aspecto brilhante e propensa à  acne. A seguir, o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo (SP), indica um ritual completo para controlar a oleosidade excessiva.

  1. Limpeza | Lave o rosto duas vezes por dia com sabonetes que contenham ácido glicólico ou salicílico. Extratos vegetais, como o de calêndula, também são interessantes. O produto não pode ser muito agressivo, para não retirar a barreira protetora da pele e estimular o efeito rebote (quando, ressecada, a pele produz mais óleo para compensar).
  2. Esfoliação | Faça duas vezes por semana, à noite, com esfoliantes naturais à base de seda do arroz ou semente de damasco.
  3. Tonificação | Esse passo deve ser realizado depois da limpeza, se não for dia de esfoliar. Para isso, use um tônico adstringente com ativos secativos e bactericidas. Ele regula o pH da pele, limpa profundamente os poros e ajuda na penetração dos cosméticos que serão usados depois.
  4. Hidratação | Sim, mesmo as peles oleosas precisam dela. Invista em hidratantes oil-free, com texturas em gel ou sérum e ativos que estimulem a hidratação natural.
  5. Fotoproteção | Proteger a pele dos raios UV é essencial. Opte por um produto específico para peles oleosas e acneicas, com toque seco. O FPS deve ser no mínimo 30. Reaplique a cada duas horas se estiver em exposição direta ao sol.

Cuidados extras

Se a sua pele é oleosa e vez ou outra aparece uma espinha pequena, coloque uma pedrinha de gelo envolta num pano sobre ela por alguns minutos. O gelo é anti-inflamatório e faz desinchar a espinha rapidamente. Logo depois, aplique um creme com ácido salicílico ou peróxido de benzoíla.