Livre-se da acne

Os tratamentos variam de acordo com o tempo do surgimento da lesão

O que fazer se surge uma espinha antes de uma festa? E se ela persiste por uma semana? A seguir, o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo (SP), explica, caso a caso, o tratamento mais eficaz.

A espinha surgiu antes da festa?
Se for uma lesão interna, avermelhada, uma pedra de gelo envolto em tecido, aplicado por alguns minutos sobre a espinha, ajuda a desinchar. Logo depois, pode-se aplicar um creme secante, que tenha ácido salicílico ou peróxido de benzoíla.

E se ela não tiver sumido depois de um dia?
Esfolie a pele levemente. Depois, use um tônico adstringente. Por fim, aplique um creme cicatrizante. “Dissolver um comprimido de ácido acetilsalicílico em um pouco de água até que se forme uma pasta e aplicar com um cotonete em cima da lesão de acne, deixando agir durante a noite, ajuda a desinflamar. No dia seguinte, é importante lavar o rosto ao acordar e usar protetor solar oil free”, indica o médico.

Uma semana depois…
Vale a pena fazer uma visita ao dermatologista, principalmente se o quadro se acentuar com surgimento de novas espinhas. O médico pode indicar sabonetes com ácido glicólico ou salicílico, tônicos com ativos bactericidas e cremes que tratam as espinhas. O laser também é uma solução bastante eficaz.

Acne severa
Casos mais graves, com múltiplas lesões persistentes, podem requerer o uso de medicamentos via oral com antibióticos, corticoides e anti-inflamatórios, para controlar a infecção e inflamação – sempre receitados por dermatologistas.