Não exagere na máscara capilar!

O uso incorreto pode deixar os fios ressecados e quebradiços

Máscaras capilares recuperaram a saúde do cabelo e o mantêm hidratado, nutrido e longe da quebra e do ressecamento. Porém, é preciso tomar cuidado na hora de usar o produto, pois, em exagero, o resultado pode ser o oposto.

“O uso frequente e em excesso pode tornar o cabelo pesado, sem brilho. As máscaras capilares são soluções concentradas, para que possam atuar de maneira profunda e rápida. Logo, se forem utilizadas com muita frequência, podem acabar se acumulando nos fios, tornando-os rígidos, opacos e quebradiços”, explica a dermatologista Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de São Paulo (SP).

Principais cuidados

“Cabelos grossos devem fazer essa hidratação uma vez por semana. Já os cabelos mais finos devem utilizar o produto apenas a cada duas semanas”, explica a médica. Também é fundamental aplicar o produto de maneira correta para obter os melhores resultados: apenas da metade dos fios até as pontas, que é a região mais seca do cabelo.

Evite sempre a raiz, já que o excesso do produto nesta área pode provocar o aumento da oleosidade no couro cabeludo. Outra dica é utilizar os dedos ou um pente de dentes largos para espalhar a máscara sobre o cabelo úmido. Por fim, deve-se enxaguar bem o cabelo, para garantir que todo o produto foi retirado.