Pele perfeita em 10 minutos

Descubra como ter uma rotina eficiente de cuidados com a pele no menor tempo possível

Quantas vezes você já saiu de casa sem os devidos cuidados com o rosto por falta de tempo? Pois saiba que é possível realizar uma rotina completa em apenas 10 minutos — no máximo!

Manhã

– 1 minuto e meio para limpar. “A pele deve ser higienizada com sabão específico para a área do rosto, gel ou loção de limpeza. Aplique o produto com as pontas dos dedos em movimentos circulares. Retire com água”, explica a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas (SP).

– 2 minutos para tonificar. Aplique uma loção tônica com algodão, em todo o rosto e pescoço.  Espere a pele secar antes de partir para a próxima etapa.

– 3 minutos para hidratar. Pode até parecer muito tempo — mas, em três minutos, dá até para combinar a hidratação com um efeito anti-idade potente. Para isso, aplique um sérum antes do creme. Ele pode conter vitamina C, vitamina E e ácido ferúlico, por exemplo.

No caso do hidratante, aplicado assim que a pele secar, o ácido hialurônico é a opção mais inteligente. “Peles mais secas se beneficiam de cremes mais pesados enquanto as peles mais oleosas devem investir em gel e loções oil-free”, diz o dermatologista Jardis Volpe, de São Paulo (SP).

– 1 minuto para a área dos olhos: esta região merece tratamento especial, para prevenir a formação de linhas e sulcos.

– 2 minutos para o protetor solar. Assim que a pele absorver o hidratante, é hora de protegê-la. O filtro deve ser passado, de preferência, 30 minutos antes de sair de casa e sofrer a exposição direta.

Noite

Aproveite o banho para limpar a pele do rosto e repetir o ritual de limpeza da manhã. Jardis Volpe também indica o uso de um esfoliante duas vezes por semana. Isso vai adicionar dois minutos nos seus cuidados diários, mas garante uma textura mais suave da pele e também facilita a absorção dos ativos de tratamento.