Posso usar maquiagem todos os dias?

A resposta é sim – no entanto, a pele deve ser muito bem higienizada à noite

Maquiar-se é algo que faz parte da rotina de muitas de nós. Mas será que o hábito pode ser diário? Segundo a dermatologista Thais Pepe, de São Paulo (SP), sim. Além de não trazerem problemas à pele, bons produtos podem ainda proteger, tratar e ajudar a evitar o envelhecimento precoce. Base facial com FPS ou protetor solar com cor, por exemplo, blindam contra a luz, principalmente quando possuem óxido de ferro na composição.

“A luz visível pode desencadear ou piorar doenças de pele, como melasma e rosácea. Além disso, o produto também ajuda a proteger contra os danos da exposição à radiação ultravioleta”, afirma a médica.

Antiage e antioleosidade

Batons mantêm os lábios úmidos e hidratados. Os mais pigmentados e opacos também protegem contra danos ambientais, e seu uso contínuo pode diminuir as chances de formação de lesões pré-cancerosas (como as queratoses actínicas). Também funcionam como uma barreira que impede a penetração de micro-organismos. Além disso, a make pode ser formulada com ativos que freiam o envelhecimento, como antioxidantes e ácido hialurônico, ou que regulam o sebo da pele oleosa.  Mas é sempre bom lembrar que esses produtos devem ser de boa qualidade, bem formulados, de marcas conhecidas e consagradas.

Limpeza é essencial           

De nada adianta investir em bons produtos se eles não forem corretamente retirados da pele ao final do dia. “À noite, a pele passa por um processo natural de regeneração e, caso a maquiagem não seja retirada, este processo é rompido, podendo causar alergias, acne e envelhecimento precoce”, afirma a médica. Para isso, aposte nos demaquilantes. “O papel deste produto é remover a maquiagem e dar maciez, sem entupir os poros. Ele deve ter formulação suave. Os à base de álcool podem ressecar”, afirma a dermatologista.