Prepare a pele para absorver melhor os cosméticos

Caso contrário, o produto ficará na superfície e não trará benefícios

A pele é uma barreira natural contra agentes químicos, físicos e biológicos. E ela possui permeabilidade seletiva, ou seja, algumas substâncias conseguem penetrar apenas nas camadas mais superficiais, enquanto outras chegam a níveis mais profundos — inclusive até a corrente sanguínea.

“Quando falamos em cosméticos, apenas 1 a 5% daquilo que é aplicado na pele tem capacidade de penetrar, sendo que o restante permanece na superfície, não trazendo benefício algum”, explica a Thais Pepe, dermatologista de São Paulo (SP).

Fatores como idade, irrigação sanguínea, hidratação, região, qualidade e tipo de pele vão modificar o quanto de cosmético a pele conseguirá absorver, mas existem cuidados que podem ser tomados para aumentar esta capacidade.

Pele preparada

A limpeza da pele é um dos primeiros cuidados. Impurezas e sujeiras acumuladas ao longo do dia impedem que os cosméticos penetrem adequadamente.

“Após a limpeza, a pele fica muito alcalinizada devido ao sabonete. Por isso, é importante também usar um tônico ou água termal para promover o reequilíbrio do pH da pele, o que também vai auxiliar na melhor absorção dos ativos cosméticos que serão aplicados”, afirma.

Outro cuidado é a esfoliação, que remove parte do estrato córneo e retira células mortas, oleosidade e sujeiras mais resistentes ao sabonete. Em seguida, a pele estará pronta para receber o cosmético.

Alta tecnologia

Outro ponto a se prestar atenção é à formulação do cosmético. A nanotecnologia, por exemplo, permite que o princípio ativo do cosmético chegue até camadas mais profundas. Em consultório,

técnicas como o drug delivery aumentam a permeabilidade da pele e, assim, melhorar a penetração cutânea de medicamentos. “O tratamento consiste na aplicação de medicação na pele imediatamente após o uso de lasers ablativos ou microagulhamento, que criam canais de abertura, facilitando a absorção dos ativos pelo tecido”, explica a médica.