Que tal apostar nos cosméticos orgânicos?

Eles são indicados para peles sensíveis ou quem busca consumir de maneira consciente

Os cosméticos orgânicos têm feito sucesso. “São aqueles que, além de serem desenvolvidos 100% à base de ingredientes naturais e vegetais, vêm com uma porcentagem mínima de 75% de ativos orgânicos certificados”, esclarece a dermatologista Claudia Marçal, de Campinas (SP).

Segundo a médica, esses produtos tratam a pele, devolvem suas condições naturais e melhoram a vitalidade. “Isso acontece por conta da ação dos ingredientes diretamente sobre o tecido cutâneo. A interferência de outros componentes sintéticos pode, algumas vezes, apresentar potencial irritativo”, afirma.

Quem pode usar?

Por isso, os cosméticos orgânicos são indicados especialmente para quem tem pele sensível e sofre com o contato com determinados ingredientes de produtos convencionais, que podem provocar alergias e outras reações indesejadas. Mas, claro, também podem ser usados por todas as pessoas que buscam consumir de forma sustentável.

“Não há restrições, mas a indicação e prescrição de produtos devem ser feitas sempre pelo dermatologista, para que ele avalie o tipo de pele e as necessidades de cada paciente, a fim de buscar o melhor tratamento que aquela pele precisa”, finaliza.