Vitamina C para uma cútis perfeita

O nutriente evita o envelhecimento precoce e previne a formação de manchas

Muito estudada por causa da sua eficiência, a vitamina C, além de fortalecer o sistema imunológico, também tem vários usos cosméticos. Quando começou a ser utilizada como ingrediente de cremes, os fabricantes enfrentaram grandes dificuldades de manter a substância estável na formulação de um produto, uma vez que ela se oxida com rapidez em contato com o ar e com a luz.

Porém, com o avanço da tecnologia, conseguiram estabilizá-la, evitando, assim, sua degradação precoce. Paula Souza, especialista técnica da marca Extratos da Terra, em Palhoça (SC), conta, a seguir, algumas curiosidades sobre esse potente ativo.

* Por sua ação antioxidante, tem o poder de neutralizar os efeitos dos radicais livres, moléculas produzidas naturalmente pelo nosso corpo, que provocam diversos danos, resultando em doenças e no próprio processo de envelhecimento. Portanto, auxilia na diminuição das linhas de expressão e rugas;

* É capaz de estimular e aumentar a produção de colágeno na pele, deixando-a mais firme e elástica;

* Proporciona o clareamento da pele e hidratação prolongada;

* Desempenha um papel fundamental na barreira de proteção da pele;

* Acelera o processo natural de renovação celular.

Vale saber, ainda, que não é em todos os casos que produtos com maior teor de vitamina são os mais indicados.

“Nem sempre importa a porcentagem do ativo em um cosmético se ele não possui eficiência na pele ou até mesmo se essa vitamina não está estabilizada. Uma dica é procurar produtos com vitamina C nanoencapsulada, que entrega praticamente 100% do ativo no local onde precisa agir”, finaliza a especialista.