Você sabe para que serve o condicionador?

Produto é fundamental para evitar a desidratação dos cabelos

Cuidar dos cabelos não se resume apenas a lavá-los com frequência. Depois da limpeza realizada com o xampu, é necessário o uso de um condicionador para manter os fios saudáveis e hidratados. “O couro cabeludo produz naturalmente oleosidade para manter a hidratação e condicionamento do cabelo.

Porém, o xampu retira todo este sebo natural, deixando os fios mais ressecados, quebradiços e opacos. O condicionador serve, justamente, para repor essa oleosidade perdida pela lavagem, e evita que o cabelo fique frisado, quebradiço e com pontas duplas”, explica Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo (SP).

Como escolher?

Segundo o médico, o produto é de uso obrigatório para todas as pessoas com cabelo comprido. Além disso, deve ser escolhido de acordo com o tipo de cabelo.  Por exemplo, para os ressecados, o melhor é optar por versões com óleos e extratos emolientes. Já quem tem química deve dar preferência para condicionadores livres de sal. “É importante também evitar produtos 2 em 1, que combinam xampu e condicionador, pois não têm a mesma eficácia que os produtos separados. ”

Como usar?

“O condicionador deve ser aplicado sempre após a lavagem, para fechar as cutículas que o xampu abriu, e apenas na extensão dos fios, para que não haja o aumento da oleosidade no couro cabeludo. Em seguida, deixe o produto agir pelo tempo indicado na embalagem, que geralmente é de três minutos, e enxágue até que todo o condicionador seja completamente removido dos fios”, finaliza Jardis.