Autoconhecimento é a chave para o sucesso profissional

Saber o que gosta é essencial para não ser guiado pela imposição social
mulher com sucesso profissional
frau lehnt sich zufrieden zurück und lächelt

Muitas pessoas estão insatisfeitas com seus trabalhos, fato que geralmente acontece devido à falta de conhecimento que as pessoas têm sobre o que realmente querem ou gostam e pelas imposições da sociedade. “Não adianta seguir para nenhum caminho se você não sabe aonde quer ir”, orienta Antonio Antonio Prates, especialista em desenvolvimento pessoal e cofundador do canal Vida Com Método, de São Paulo (SP).

Para evitar esse cenário, Taty Nascimento, também coautora do canal, acredita que o ideal é apostar no autoconhecimento. “Infelizmente, as ferramentas de autoconhecimento não são ensinadas nos cursos tradicionais, e por isso se torna muito difícil fazer uma escolha clara, pois as pessoas não se conhecem profundamente”, ressalta.

Vale a pena tirar um tempo para se descobrir, fazer uma reflexão em busca do que você realmente gosta, sobre o que lhe faz feliz

Para isso, vale a pena tirar um tempo para se descobrir, fazer uma reflexão em busca do que você realmente gosta, sobre o que lhe faz feliz. “Procure entender se você realmente está seguindo o seu propósito, ou se você deixou levar-se pela maré”, destaca Prates. Ele completa que o quanto antes a pessoa descobrir o propósito, mais rápido ela encontrará a satisfação pessoal. “Apenas você é responsável pelas suas decisões, tome as rédeas da sua vida e não deixe que a sociedade faça isso por você”, alerta.

Uma dica importante é buscar conteúdos que ajudem a aflorar o autoconhecimento. “Procure fazer uma leitura reflexiva sobre sua vida, ou então procurar conteúdo que te auxilie a refletir sobre o que quer”, aconselha. Prates completa que a internet pode ser uma boa ferramenta para encontrar diversos conteúdos que ajudam nesse processo.