Dicas para aliviar as dores nas articulações

Incômodos são mais comuns no inverno e devem ser avaliados por um especialista
mulher com dores nas articulações
Closeup on business woman with wrist pain

A sensação de frio é um dos gatilhos para dores fortes nas articulações. O tema é uma das grandes polêmicas da medicina e ainda não há consenso científico sobre como o clima pode afetar o organismo e provocar dores físicas.

E de acordo com Charlles Heldan de Moura Castro, médico reumatologista da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), de São Paulo (SP), o frio habitualmente piora as dores articulares ou as faz aparecer no curso das doenças reumáticas.

As explicações variam desde fatores subjetivos e psicológicos. “A temperatura pode facilitar a precipitação de cristais dentro das articulações e dar início a processos inflamatórios como a gota e a condrocalcinose”, explica o reumatologista.

Acabe com a dor
Saber a causa da dor é o primeiro passo para dar um basta no sofrimento causado pelo frio. O diagnóstico ajudará a enfrentá-la da forma correta. Buscar auxílio médico é fundamental antes de tomar qualquer decisão ou atitude.

“É importante valorizar a queixa de dor articular piorada pelo frio e procurar o especialista para esclarecer o diagnóstico. Quanto mais cedo iniciamos o tratamento, maiores as chances de sucesso”, diz Heldan. Confiras dicas do especialista para atenuar o problema.

  1. Para minimizar a dor, uma das dicas é se agasalhar bem, especialmente as extremidades do corpo: pés, mãos, pescoço e cabeça;
  2. Deixe a preguiça de lado, enfrente o frio e pratique atividades físicas e alongamentos;
  3. Utilizar bolsas de água quente sobre os locais com dor é uma alternativa. O calor relaxa os músculos e alivia os sintomas de dores musculares e ósseas;
  4. Sessões de fisioterapia ou hidroterapia também podem ser indicadas;
  5. Tomar sol pode ajudar a evitar as dores. Isso ajuda o organismo a metabolizar o cálcio e contribui para a melhorar da saúde óssea.