Eletrônicos impedem sono de qualidade

Luz emitida pelas telas provocam perturbação e redução do descanso
mulher utilizando celular na hora de dormir, quadro é um dos fatores que impedem um sono de qualidade
Girl Texting On Mobile Phone At Night While Lying In Bed

Acredite: o brasileiro gasta por dia cinco horas e 26 minutos na internet, via computador ou tablet, e outras três horas e 46 minutos conectado pelo celular, de acordo com levantamento feito pela Agência Internacional We Are Social.

Ou seja, sobra pouco tempo para os cuidados pessoais que englobam a saúde e o bem-estar, principalmente alimentação e exercícios físicos. E quando o assunto é sono de qualidade, o tempo geralmente é reduzido. Luciane Mello, especialista do sono responsável pelo Ambulatório do Ronco e Apneia e pelo Serviço de Polissonografia, ambos do Hospital Federal

da Lagoa (RJ), explica que o recomendado pela Academia Americana de Medicina do Sono é que devemos dormir pelo menos 7 horas.

Ficar no celular antes de dormir ou manter a televisão ligada durante a noite, reduz a qualidade do sono, pois a luz emitida pelas telas faz com que o cérebro entenda que ainda não é a hora de descansar.

A luz emitida pelas telas faz com que o cérebro entenda que ainda não é a hora de descansar

Pesquisadores da Uni Research Health, analisaram quase 10 mil adolescentes entre 16 e 19 anos e identificaram que, quanto mais tempo eles passaram em frente a estas telas, maior a perturbação e menor a duração do sono.

Luciane afirma que a luz é um bom regulador do nosso relógio biológico, pois, dentre outras funções, inibe a melatonina, hormônio que naturalmente induz o adormecer. “Por isso, é recomendado que o ambiente esteja escuro. O brilho das telas estimulam o cérebro e dificultam o sono, que é dividido em duas fases: a superficial e a profunda”, explica.

O sono profundo, por exemplo, é o momento em que nosso corpo consegue se recuperar do cansaço e estresse diário. “A televisão ligada faz com que a pessoa fique em estado de alerta e tenha dificuldades para dormir”, completa. Por isso, o ideal é adquirir novos hábitos para a redução do consumo exagerado de dispositivos eletrônicos. Confira algumas dicas da especialista abaixo.

  1. Deixar de utilizar aparelhos eletrônicos entre 30 e 60 minutos antes de dormir.
  2. Desligar os dispositivos ou colocar em “modo não incomodar”, para que barulhos e notificações não interrompam o sono.
  3. Não utilizar a TV no quarto, antes de dormir.
  4. Manter o local escuro e silencioso.