Estratégias para potencializar a memória

Hábitos simples são aliados para a retenção de informações
Contused thinking woman bewildered scratching her head seeks a solution isolated on gray wall background. Young woman looking up

A memória é essencial para promover a aprendizagem e o convívio social das pessoas. Tarefas comuns, como ler, escrever, fazer contas, contar histórias, cozinhar, identificar o caminho de casa e, até mesmo, a própria casa só são possíveis devido à habilidade de reter informações em nosso cérebro e resgatá-las quando necessário.

“Além disso, graças à memória, o ser humano é capaz de perceber os erros do passado e corrigi-los futuramente, buscando sua evolução”, comenta Marcelo Katayama, médico cirurgião, terapeuta e instrutor do Núcleo Ser, de São Paulo (SP). Conheça algumas dicas para exercitar o cérebro e turbinar a memória, listadas pelo especialista.

Faça uma coisa de cada vez | Para guardar informações importantes é necessário parar, prestar atenção, compreender e repetir. Esse processo aumenta a eficiência de nossa memória.

Tenha uma alimentação balanceada | Nosso cérebro necessita de nutrientes para funcionar de forma adequada. Itens ricos em ômega 3 e 6, como atum, salmão, truta e sardinha são aliados nessa missão.

Durma bem |Durante o sono, processamos o conteúdo que vimos no período em que passamos acordados e os fragmentos mais importantes são armazenados na memória de longo prazo.

Leia | Esse hábito ativa muitas áreas no cérebro, inclusive aquelas relacionadas à memória. Os conteúdos que são absorvidos farão parte desse armazenamento, ampliando a gama de informações disponíveis para futuras consultas.

Exercite-se | A atividade física regular melhora o funcionamento do corpo como um todo, trazendo mais energia e vitalidade para os órgãos, e o cérebro entra nessa lista. Muitas vezes, durante a atividade física, nossa mente encontra uma brecha para fazer associações entre informações que ainda não haviam sido percebidas e isso facilita o processo de memorização.