Não abra mão do condicionador

Especialista explica a importância e a característica do produto na técnica Low-Poo

Xampu e condicionador: essa é a dupla que todos os cabelos precisam para ficar limpos e cheirosos. Enquanto um é responsável pela limpeza abrindo as cutículas e escamas do cabelo, o outro ajuda a devolver a oleosidade natural para os fios tornando-os os fortes e com movimento. Usar um e deixar o outro de lado pode mudar toda a estrutura do cabelo. Quer um exemplo?

Ao lavar o cabelo só com xampu, os fios ficam elétricos, secos e, muitas vezes, quebradiços. Para ajudar a manter o brilho e a maleabilidade das madeixas, é importante utilizar o condicionador em seguida. Assim, você não só irá nutrir e proporcionar brilho, como também formar uma película protetora que minimiza agressões causadas por químicas, uso de secadores e fatores externos, como sol e poluição.

De acordo com Gil Prando, hairstylist da iCabelos, cada tipo de cabelo exige um tipo e aplicação diferente de produto. “Para os fios oleosos, é importante aplicar em pouca quantidade e só nas pontas. Já os secos pedem mais potência para tratar dos fios quebradiços, enquanto cabelos com química priorizam produtos que retenham a cor ou segurem o produto na fibra capilar por mais tempo”, afirma.

A técnica para cabelos cacheados que prioriza eliminar xampus que contenham sulfatos da rotina capilar (Low-Poo) encontra nos condicionadores um aliado. Por meio do co-wash, a limpeza do cabelo é feita com condicionadores, porém, não se pode utilizar qualquer um, apenas aqueles que não possuem petrolatos ou silicone em sua composição.

Nesse caso, os agentes emolientes promovem a limpeza e, diferentemente do xampu, não ressecam o cabelo ao lavar diariamente. Para Prando, cada produto tem sua importância. “Tanto os condicionadores como as máscaras de tratamento têm suas funções específicas, sendo fundamental não substituir um produto pelo outro”, conclui.