Realize seus sonhos

Especialista indica três passos para planejá-los
happy girl jumping with red fabric

Você é daquelas que sempre tem muitos projetos, mas nunca consegue colocá-los em prática? Isso pode estar acontecendo por desconhecimento de como planejar a execução de cada etapa do seu sonho.

Segundo Heloísa Hoffman, especialista em autoconhecimento e inteligência comportamental e diretora do Centro Hoffman, de São Paulo (SP), antes de mais nada, é fundamental entender a diferença entre propósito, objetivo e meta.

“O primeiro é algo maior, normalmente a longo prazo. Trata-se, metaforicamente, do guarda-chuva da nossa vida, ou seja, objetivos e metas estão embaixo dele”, explica. “O objetivo é aquilo que você deseja conquistar a curto prazo. Pode ser mudar de profissão, montar um negócio, comprar um carro ou emagrecer. Para alcançá-los, precisamos nos planejar e executar as metas traçadas, uma por uma”, esclarece.

Por fim, as metas são as etapas que devem ser cumpridas para atingir os objetivos. Por isso, invariavelmente, deve haver prazos e ações planejadas. Se uma pessoa tem o objetivo de perder 12 quilos em um ano, ela deve colocar metas para cada mês, ou seja, perder um quilo por mês.

Muitos, no entanto, não conseguem identificar o seu propósito de vida, nem mesmo os seus objetivos mais próximos. Nesse caso, é essencial o autoconhecimento. “Quanto melhor nos conhecermos e nos apropriarmos de nossas qualidades, mais autoconfiança e autovalorização teremos”, diz.