Casa fresquinha para enfrentar o calor

Usar produtos de limpeza cítricos e armazenar edredons são algumas medidas

Como preparar a casa para enfrentar a temporada de verão? João Pedro Lucio, coordenador técnico da rede de franquias de limpeza Maria Brasileira, dá dicas para manter a residência sempre limpa e arejada.

Lavar e guardar tudo o que não será utilizado
Cobertores, edredons e roupas de cama muito quentes devem sair de cena. O ideal é lavar tudo antes de guardá-las no armário. Espere que estejam 100% secas. Caso sejam guardadas úmidas, ainda que pouca, manchas e bolor podem aparecer.

Também não é recomendado usar sacos plásticos para o armazenamento, pois este material facilita o aparecimento de umidade e proliferação de microrganismos responsáveis por causar alergias. A melhor forma de armazenar cobertas e edredons é em embalagens a vácuo. E, mesmo que edredons e cobertores não sejam utilizados nos dias de calor, o ideal é colocá-los sob o sol uma vez por mês. Isso ajudará a combater ácaros, fungos, mofo e mau cheiro.

Limpar vidros com mais frequência
Nos dias quentes é normal mexermos mais em janelas e portas e deixar marcas de dedos no vidro. Outro problema são as manchas de chuva. Uma vez por semana faça uma limpeza simples, com pano de microfibra umedecido com álcool. Uma vez por mês, no entanto, limpe os vidros com esponja e sabão neutro – com o cuidado de não deixar o sabão secar sob o sol, já que isso pode manchar.

Casa limpa atrai menos insetos
Para afastar pernilongos, baratas e mosquitos, limpe a casa frequentemente, evite acumular lixo, louça na pia e água parada.

Limpar acessórios que serão utilizados no calor
O ventilador, por exemplo, merece uma boa higienização antes de voltar a ser usado. O ideal é desmontá-lo e limpá-lo com água e sabão. Caso contrário, ao ligar o aparelho, toda a sujeira e pó que impregnou nas pás do ventilador irão se espalhar pelos ambientes da casa.

Outro item muito utilizado nos dias de calor é o ar-condicionado. A limpeza em sua parte externa deve acontecer semanalmente, mesmo quando não estiver em uso. Para isso, basta um detergente neutro, água e uma esponja. Já a limpeza interna deve ser feita antes de colocar o aparelho na ativa e, depois, a cada 3 meses. Lave os filtros e faça a higienização da carenagem do evaporador.

Usar e abusar de fragrâncias cítricas
Produtos de limpeza que possuem fragrâncias cítricas, como limão siciliano, laranja, folhas verdes e tangerina oferecem frescor, leveza e sensação de limpeza ao local. Nos quartos, prefira cheiros mais suaves e tranquilizantes, como a lavanda, camomila, manjerona e mandarina.