Cinco aromas que diminuem o impulso de comer

Aprenda como usar os óleos essenciais a seu favor

Alguns cheiros agem diretamente no sistema nervoso e são capazes de diminuir a ansiedade e o impulso de comer. A especialista em desenvolvimento de aromas da L’eponge, Nathalia Carravetta, do Rio de Janeiro (RJ), conta quais são:

Sândalo | Esse óleo essencial tem propriedades relaxantes que ajudam a controlar a ansiedade, principal responsável pela compulsão alimentar. Pode ser inalado por vapor, diluindo uma gota do óleo em uma gota de óleo vegetal, no difusor.

Bergamota | Essa essência refrescante também ameniza os distúrbios da ansiedade. Quem sofre com esse sintoma deve pingar algumas gotas do óleo em um lenço para sentir seu aroma. Ele acalma e ameniza as oscilações de humor.

Lavanda | Indicada para quem sofre com insônia, tem efeito relaxante. Também diminui os níveis de cortisol, hormônio responsável por aumentar os níveis de gordura no corpo. A dica é pingar algumas gotas na fronha do travesseiro, para uma noite tranquila.

Limão | O óleo essencial dessa fruta ajuda a acelerar o metabolismo, além de ser desintoxicante e combater a má circulação sanguínea. Auxilia na perda de peso a partir do equilíbrio metabólico. O ideal é fazer uma massagem diária com o óleo (diluído em óleo vegetal) ou inalar antes das refeições para reduzir o apetite.

Canela | Desintoxicante, melhora a digestão, estimula o sistema imunológico e aumenta a libido. O aroma também é responsável por inibir o apetite e o impulso de comer. A dica é inalar algumas gotas em um lenço antes das refeições.