Cinco dicas para desestressar

Confira atitudes simples e fáceis para desacelerar e se desligar das demandas do dia a dia

Quando a rotina pesa, é bom ter em mente pequenos macetes para desacelerar e relaxar. Marcia Rissato, terapeuta floral e aromaterapeuta, do Rio de Janeiro (RJ), explica que, para se desconectar e desestressar, é preciso estar só.

“No dia a dia não temos um momento só nosso.  Estamos sempre recebendo e dando atenção a familiares, amigos e colegas de trabalho. Por isso, separe um momento apenas para você”, comenta. Mariana Vitte, naturóloga do W Estética & Spa, também no Rio de Janeiro (RJ), listou outras dicas:

1) Medite | Escolha um lugar em que se sinta bem e fique em silêncio por alguns minutos, evitando o turbilhão de pensamentos.

2) Aposte no poder da água | Invista em um bom e demorado banho de chuveiro ou banheira. Faça uma infusão de amoreira, arruda, água e sal grosso e despeje sobre o corpo, do pescoço para baixo. Se possível, dê um mergulho no mar para revigorar.

3) Ouça músicas | Ao longo do dia, faça pausas curtas e escute músicas que relaxam, de preferência instrumentais. Um som agradável tem o poder de afastar as angústias do dia a dia.

4) Faça um detox de tecnologia | Dê uma pausa. Fique longe de celular, computador e tevê por uma hora para esvaziar a cabeça.

5) Pratique atividades ao ar livre | Enquanto isso, preste atenção nos seus passos e respiração.