Cinco dicas para otimizar o espaço em casa

Cores claras e neutras e um bom jogo de luzes ajudam a tornar os ambientes mais amplos

Hoje, a casa deixou de ser apenas uma moradia e se tornou também um espaço de trabalho. Por isso, cada centímetro deve ser valorizado para que esse ambiente seja não só aconchegante, mas também funcional. Eufrásio Humberto Domingues, fundador do Grupo Realibrás/Conspar, explica como investir na otimização de espaços e traz orientações para quem busca o melhor aproveitamento do imóvel.

1) Aproveite as paredes | Além de quadros, elas podem servir para pendurar prateleiras e armazenar livros ou filmes. Se colocar ganchos, também funcionam muito bem para pendurar bolsas ou casacos.

2) Aposte em cores neutras | Elas deixam o ambiente mais iluminado e amplo. Escolha uma cor predominante para todo o espaço em um tom neutro e utilize cores para a decoração como tapetes, almofadas ou quadros, por exemplo.

3) Espelho, espelho meu | Espelhos ajudam a dar mais amplitude aos ambientes, criando jogos visuais interessantes. Experimente utilizá-los em posições estratégicas, como, por exemplo, ao fundo da mesa de jantar, portas de armários ou móveis.

4) Móveis planejados e multiuso | Por serem feitos sob medida, móveis planejados podem fazer toda a diferença na organização. Isso vale para todos os ambientes, até mesmo a cozinha, que pode ter eletrodomésticos maiores, como fogão e geladeira, embutidos. Prefira móveis baixos ou vazados, assim você evita barreiras visuais que podem diminuir a sensação de espaço. Ppte por portas de correr e fuja de peças que ficam no meio do caminho, como mesas de centro, por exemplo. Aproveite, também,  para tornar estes móveis multiuso, ou seja, camas com baú, sofá-cama, escadas com gavetas etc.

5) Valorize a iluminação | Assim como as cores mais claras das paredes dão uma sensação de amplitude, um ambiente bem iluminado também. Aproveite ao máximo a iluminação natural. Se for preciso, utilize cortinas ou persianas de cores claras. No caso do uso da luz artificial, prefira a indireta e aposte em jogos com luzes quentes que dêem mais destaque a objetos ou cantos.