Tratamentos naturais para “dores do amor”

Chás e acupuntura amenizam o sofrimento pelo término um relacionamento

O término de uma relação pode trazer sentimentos de tristeza e solidão e, muitas vezes, conselhos como “o tempo cura tudo” não são suficientes para amenizar a dor de amor. O tempo de recuperação é variável e individual. Em alguns casos, é até necessário ter ajuda profissional para superar o momento da perda. O corpo reage diante de situações desse tipo e o cérebro atua de forma diferente.

Acupuntura pode trazer bem-estar
A produção de dopamina e a serotonina, que ocorre quando alguém se apaixona e que diminui com o rompimento, pode ser estimulada por meio da acupuntura.

“A sensação de felicidade e bem-estar proporcionada por esses hormônios ainda pode estar muito ligada à pessoa de quem se separou. A estimulação na fase de rompimento do relacionamento leva o cérebro a fazer novas associações e a produzir novamente os hormônios do prazer”, explica o professor Daniel Alan Costa, acupunturista membro da World Federation Chinese Medicine Societies, de São Paulo (SP).

Chás e terapia também ajudam
É possível potencializar o tratamento inserindo alguns componentes na dieta. Com propriedades calmantes, para ajudar na ansiedade e a dormir bem, alguns chás são recomendados: passiflora, camomila, mulungu, valeriana ou macela. E, quando a sensação é de que nada mais faz sentido, que não é possível sobreviver sem a companhia do outro, é importante buscar ajuda profissional para terapia também.