Três maneiras de usar ervas para melhorar a saúde

Chás, banhos e compressas podem ser aliados do bem-estar

A fitoenergética consiste no uso da energia das plantas para auxiliar no controle das emoções e pensamentos. O homeopata Jamar Tejada, do Rio Grande do Sul, explica: “Algumas ervas podem transformar a forma de encarar o mundo e até mesmo melhorar aspectos negativos, como a frustração, traumas e dificuldade de perdão”. A seguir, o especialista diz como utilizá-las.

Chás | Ferva a água em uma jarra de louça, vidro ou esmaltada, apague o fogo e coloque as plantas. Abafe por três minutos e coe. Nunca aqueça a água micro-ondas, que pode anular os efeitos das ervas. Descarte folhas amareladas ou mofadas. Evite adoçar, mas se for impossível, prefira açúcar mascavo ou mel. Consuma logo após o preparo, pois em menos de duas horas o chá perde suas propriedades energéticas.

Banhos | Faça um chá e jogue-o sobre o corpo durante o banho – especialmente sobre a cabeça, tórax, costas e coluna. Deixe o líquido sobre o corpo por pelo menos um minuto. Depois, prossiga o banho normal.

Compressas | Umedeça um pano com o chá e aplique no local que se deseja tratar. É mais indicado quando o tratamento é focado para dores físicas ou doenças pontuais com manifestações corporais.