A idade faz diferença na relação afetiva?

No encontro de gerações distintas, as diferenças não são barreiras

Um estudo publicado pela revista científica Science Advances, realizado nos sites de relacionamentos dos EUA, apontou que mulheres com 18 anos e homens de 50 têm os perfis mais concorridos e procurados. Relacionamentos entre pessoas de idades distintas deixam, aos poucos, de ser novidade.

“Este tipo de união pode enfrentar obstáculos como o preconceito. Mas, como em todos os relacionamentos, é preciso existir respeito, parceria, consideração, colocar-se no lugar do outro, entender os valores, desejos e sentimentos. Construir uma relação de confiança e amor, buscando sempre as melhores estratégias de enfrentamento em momentos de crise, respeitando as individualidades. O essencial é preservar a comunicação clara, objetiva e verdadeira”, avalia Ricardo Cersósimo, psicólogo clínico de São Paulo (SP).

Estabilidade e segurança
Na plataforma de relacionamentos Meu Patrocínio, os jovens reconhecem que homens e mulheres mais maduros tendem a oferecer relações mais estáveis e seguras do ponto de vista emocional e financeiro.

O parceiro ideal já atingiu uma posição consolidada na carreira e tem condições de aproveitar plenamente as coisas boas da vida, sabendo valorizar uma relação e o seu parceiro, conscientes daquilo que esperam de um relacionamento e compartilhando os seus aprendizados e experiências.

“Por outro lado, pessoas maduras que buscam um parceiro mais jovem procuram o vigor dos relacionamentos da juventude. É uma forma de redescobrir a vida sob outro olhar, mais atento e disposto a aprender a encarar as mudanças de comportamento das novas gerações de forma mais natural e com liberdade. É claro que a beleza tem um peso grande no processo de escolha. A conquista de um parceiro mais jovem alimenta o ego”, diz o especialista.

“A dinâmica da relação exige outros cuidados e muito mais vontade para compreender novos valores e questionamentos. São relacionamentos desafiadores e, por isso mesmo, extremamente atraentes”, finaliza.