Como controlar o estresse?

Coach lista seis táticas eficientes

Quem nunca passou por uma situação que gerou estresse? Ele funciona como uma resposta física ou mental do organismo a um evento de esforço extremo ou importante, geralmente quando se sente ameaçado ou sob pressão. Entre os sintomas físicos estão problemas gastrointestinais, alergias, tensão muscular, dor de cabeça ou enxaqueca, queda de cabelo, problemas de pele e insônia. Já em relação ao emocional, destacam-se sintomas como ansiedade, nervosismo, irritação, problemas de concentração e de memória.

Mal do século

Sharon Feder, coach de saúde e bem-estar, diz que, embora o estresse seja cada vez mais comum, a ponto de ser considerado um dos males do século, não é um processo que deveria acontecer de maneira rotineira. “Pode ser impossível evitá-lo, no entanto, é importante adotar estratégias simples e eficientes para que ele não interfira negativamente em nossas vidas”, diz.

Táticas para evitar o estresse

A seguir, a coach lista algumas dicas para gerenciar o estresse:

Organização | O planejamento auxilia muito na sensação de controle e clareza de pensamentos. Organize seu dia, sua agenda, suas refeições, etc.

Tenha um plano B |Imprevistos acontecem e, para evitar a sensação de estresse, é importante pensar em alternativas. Pergunte-se: “E se não der certo, o que farei? ”

Suporte social | Acione pessoas próximas para auxiliar. Não se sobrecarregue. Amigos, colegas, parceiros, filhos, podem oferecer ajudas valiosas.

Foque no momento presente | Evite pensamentos sobre futuro e passado. Eles apenas aumentam a ansiedade. Aprecie o hoje e o agora.

Respire | Em momentos de muita tensão, inspire fundo. Feche os olhos e sinta o corpo relaxar.

Pratique atividade física | Mexer o corpo aumenta a sensação de bem-estar e relaxamento.