Como lidar com a expectativa de um novo ano?

Um novo ciclo pode trazer esperança, mas também ansiedade

O ano muda, mas na prática tudo continua igual. Apenas a Terra deu mais uma volta em torno do Sol. Porém, dentro de nós, o início de um ano representa a esperança de um novo ciclo. É como se tivéssemos a chance de recomeçar, fazer tudo diferente e melhor. “E aí vem a ansiedade, especialmente para quem já tem propensão. O anseio por renovação, seja no lado pessoal ou profissional, pode desencadear a sensação de preocupação excessiva, desconforto e angústia,” diz o psiquiatra Mario Louzã, de São Paulo (SP).

Sem atropelos

Pessoas muito ansiosas têm a tendência de pensar em muitas coisas ao mesmo tempo e querer fazer várias atividades simultaneamente. Com isso, se “atropelam” e não conseguem ser produtivas, o que gera ainda mais ansiedade. Para fugir desse ciclo, o ideal é organizar tarefas e atividades. Tenha uma agenda e registre o que precisa ser feito em cada dia, priorize o que for mais importante e evite marcar vários compromissos no mesmo dia.

Ajuda médica

Se a ansiedade estiver tão forte a ponto de interferir na vida social e profissional, é hora de buscar ajuda médica. O tratamento envolve o uso de medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos, e psicoterapia. Já a psicoterapia visa ajudar o paciente a lidar melhor com as situações que potencialmente podem desencadear ou aumentar a ansiedade.