Desabafar faz bem!

Conversar com um profissional acalma a mente

A manutenção da saúde mental é importante – e existem diversas formas para fazer isso. Uma das mais simples e eficazes é desabafar, conversar com alguém sobre seus problemas. Isso ajuda a acalmar a mente em momentos de crise. Quando optamos por nos fechar, ocorrem desgastes mentais e emocionais que podem desencadear a depressão.

“Com base na minha experiência profissional e em pesquisas científicas, afirmo que conversar com um psicólogo pode ser a melhor solução para ajudar pessoas a entenderem questões e dificuldades que podem estar atrapalhando seu crescimento pessoal e gerando sofrimento”, diz a psicóloga Milene Rosenthal, especializada em terapia cognitiva, de São Paulo (SP).

Escuta empática

No entanto, talvez por desconhecimento, más experiências ou até preconceito, ainda há resistência em procurar este tipo de ajuda profissional. “Com uma escuta empática, analítica e interpretativa, um psicólogo sempre estará disposto a ajudar, sem nenhuma opinião pré-formada sobre o assunto, focado a entender o que o outro tem a revelar e também apresentar os melhores caminhos para a resolução dos problemas”, conclui a psicóloga.