Empoderamento e autoconhecimento

Se conhecer é uma ferramenta importante para se fortalecer

O empoderamento feminino consiste na concepção do poder das mulheres como forma de alcançar a igualdade de gênero. Uma das suas pautas é a valorização da mulher, mesmo que ela não siga o padrão físico de revistas, novelas e filmes.

Um dado alarmante que reitera a necessidade de empoderamento é que, segundo pesquisa da empresa Dove, apenas 4% das mulheres se sentem belas enquanto 92% das mulheres brasileiras deixam de fazer algum tipo de atividade (como usar um biquíni na praia) por não se sentirem atraentes.

“Essa valorização parte muito mais de dentro da pessoa do que por efeitos externos. Autoconhecimento e autoaceitação, não apenas em relação ao corpo mas também às nossas atitudes, elevam não só nossa autoestima como também melhoram nossa imagem com os outros. Estar feliz consigo mesmo é estar feliz com o mundo” diz o terapeuta João Gonsalves, de São Paulo (SP).

Autoconhecimento
Sempre bom lembrar que o empoderamento não está associado somente ao público feminino. Homens também necessitam se conhecer e se aceitar. João explica que o autoconhecimento é uma ferramenta importante para o empoderamento. Compreender nossas virtudes e corrigir certos defeitos é vital para evoluirmos espiritualmente. “Ao descobrirmos que somos nós os únicos criadores das nossas experiências, da nossa realidade, nos libertamos da dependência e nos empoderamos cada vez mais”, explica o terapeuta.