Vida sexual ativa beneficia a saúde

Sexo proporciona melhora no bem-estar emocional e físico

A busca pela melhora na qualidade de vida inclui alguns fatores importantes para garantir mais saúde e longevidade. Alimentação balanceada, hábitos saudáveis, prática regular de exercícios físicos e redução dos níveis de estresse no cotidiano são as principais atitudes tomadas por quem pretende viver melhor. Mas não é só.

O sexo não só pode como deve entrar nessa equação também.  “Além de proporcionar prazer e melhorar o humor, pode resultar em uma série de benefícios à vitalidade do corpo”, explica o urologista Emilio Sebe Filho, da rede de clínicas Lifemen.

Abaixo, o especialista pontua alguns benefícios do sexo.

1) Diminui o estresse | A atividade sexual é capaz de reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.  A liberação de dopamina e endorfina no organismo durante o sexo também aumenta a sensação de prazer e bem-estar, além de diminuir o nível de ansiedade.

2) Sono com mais qualidade | O sexo favorece uma boa noite de sono porque, após o orgasmo, o corpo libera ocitocina e prolactina, hormônios relacionados às sensações de amor e relaxamento. “Essa reação tem efeito prolongado devido a funções neurotransmissoras que agem no organismo”, explica o especialista.

3) Previne problemas cardíacos | A vida sexual ativa pode reduzir riscos de ataques cardíacos, pois melhora o fluxo sanguíneo e a circulação. O ato sexual pode ser comparado à um exercício físico moderado, já que há aumento nos batimentos cardíacos e na pressão arterial.