Câncer infantil: sinais mais comuns

Muitos sintomas são confundidos com doenças comuns da infância

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esta é a doença que mais causa mortes entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. Muitas vezes, a doença já é diagnosticada em estágios avançados.

“Vários sintomas se assemelham a características de doenças comuns na infância. Por isso, os pais devem prestar atenção aos sinais”, conta o radio-oncologista Marcus Castilho, da Radiocare, em Belo Horizonte (MG). Veja, a seguir, possíveis sintomas dos principais cânceres que afetam crianças.

Leucemia | Suscetibilidade a infecções, palidez, sangramento e dores ósseas.

Retinoblastoma | Pupilas esbranquiçadas quando expostas à luz e, em alguns casos, super sensibilidade à luz e estrabismo.

Tumor de sistema nervoso central | Dores de cabeça, vômitos, alterações motoras, de comportamento e paralisia de nervos.

Tumor de Wilms ou neuroblastoma | Surgimento de massa ou aumento do abdome.

É bom lembrar que tumores sólidos podem formar massa, visível ou não, e causar dores nos membros. Essa dor é também um dos principais sintomas do osteossarcoma (tumor no osso em crescimento), mais frequente em adolescentes. O tratamento pode ser feito através de quimioterapia, radioterapia e cirurgia. “É preciso analisar o tipo do câncer, tamanho e localização, e as condições de saúde do paciente”, ressalta Castilho.