Como lidar com o intestino preguiçoso nas crianças

Estratégias simples, como beber água e fazer exercícios físicos, podem ajudar

Seu filho tem dificuldade de ir ao banheiro? É preciso ajudá-lo, pois, quando a saúde intestinal está prejudicada, todo o organismo sofre. A absorção de vitaminas pode ficar comprometida, assim como a qualidade de vida da criança, já que ela pode ter inchaço abdominal, gases e até hemorroidas.

Segundo a nutricionista Ariane Bomgosto, do Rio de Janeiro (RJ), a inclusão de alimentos fontes de prebióticos (capazes de fazer com que as bactérias boas do intestino se fixem e se proliferem) é uma estratégia eficaz. Entre estes alimentos, estão leguminosas como lentilha e feijão, e algumas oleaginosas como amêndoas. Outras dicas são:

Aumento da consciência corporal | O intestino pode ser considerado o nosso “segundo cérebro”. Seu funcionamento é diretamente influenciado pelas nossas emoções. Para crianças que têm dificuldade de ir ao banheiro, uma boa estratégia para os pais é auxiliá-las no ganho de consciência sobre o funcionamento do seu corpo. Os pais podem, por exemplo, pedir para que prestem atenção à respiração e no que estão sentindo na barriga.

Prática de exercícios físicos regulares | Brincadeiras que coloquem o corpo da criança em movimento e o envolvimento com atividades que a façam entrar em contato com o ponto de equilíbrio do seu corpo e suas extremidades, como a dança, por exemplo, ajudam bastante.

Beber água | Crie o hábito de ingerir o líquido de hora em hora, já que a hidratação é fundamental para a criação de um intestino saudável.

Prezar por uma alimentação saudável |Temos por hábito incluir farinhas brancas e refinadas em quase todas as refeições oferecidas às crianças, com alimentos como pães, biscoitos, pizza, macarrão, bolos. Em excesso, este tipo de alimento prejudica o funcionamento saudável do intestino.

Trocar estes alimentos por vegetais, frutas, sementes e cereais integrais é uma estratégia eficaz. Combine frutas e verduras em uma atrativa salada para a hora do jantar. Sucos de vegetais e frutas podem se tornar lanches nutritivos e coloridos. Cereais, como arroz integral, ganham sabor com sementes como a de girassol ou de abóbora.