Crianças podem ser veganas e vegetarianas?

Especialista diz que sim. Veja receita nutritiva para bebês

Será que é possível bebês e crianças se nutrirem adequadamente adotando o veganismo ou mesmo o vegetarianismo? Alexandra Marinho, nutricionista materno infantil, do Rio de Janeiro (RJ), explica que sim.

“Mas é preciso supervisão e bastante cuidado com a escolha dos alimentos, para que os pequenos tenham a quantidade suficiente de nutrientes. Se não, pode realmente acontecer um déficit nutricional”. Cálcio e ferro requerem atenção, pois sua falta prejudica diretamente o crescimento.

“É importante ressaltar, ainda, que algumas vitaminas, como a B12, não podem ser repostas somente pela alimentação vegana ou vegetariana, então deve ser suplementada desde o nascimento. Mas a quantidade deve ser indicada por um profissional especializado, que irá avaliar o necessário para cada indivíduo”, diz.

Prato vegano
A seguir, a especialista indica uma receita salgada para bebês veganos, rica em nutrientes.

Ingredientes
1 col. (sopa) de azeite extravirgem
1 col. (sopa) de cebola picada
2 col. (sopa) de quinoa em grãos
1 col. (sopa) de ervilha fresca
½ cenoura picada
2 col. (sopa) de espinafre picado
1 col. (sopa) de salsinha picada

Modo de fazer
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Acrescente a ervilha e a cenoura com um pouco de água e deixe cozinhar por 15 minutos. Junte a quinoa lavada e deixe cozinhar por mais 10 a 15 minutos. Acrescente o espinafre e cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo. Desligue o fogo e acrescente a salsinha. Na hora de servir para o bebê, amasse os alimentos separadamente no prato.