Tudo sobre infertilidade

É importante procurar um médico depois de 1 ano de tentativas

A infertilidade pode ser definida como a ausência de uma gestação bem-sucedida, dentro do prazo de pelo menos 12 meses, quando um casal tem vida sexual regular e sem o uso de qualquer meio contraceptivo. Nos seres humanos considerados férteis, a taxa de gravidez é de até 30% por mês. No primeiro ano de tentativas, cerca de 85% dos casais jovens e saudáveis vão conseguir engravidar. Este percentual passa para 92-93% ao final de 2-3 anos.

Estatísticas da infertilidade

Segundo o ginecologista e obstetra Claudio Basbaum, de São Paulo (SP), as causas da infertilidade podem ser relacionadas a um único parceiro ou a ambos, em proporções de 30 a 35% para fatores exclusivamente femininos, 30% masculinos, 20% ambos e 15 a 20% fatores desconhecidos.

Outro fator que influencia é a idade, principalmente da mulher. De 20 a 24 anos a taxa é de apenas 5 a 6%, dos 25 aos 29 é de 9 a 10 %, entre 30 e 34 anos é de 15% e praticamente dobra, chegando aos 30%, entre as mulheres de 35 a 39 anos. Acima dos 42/44 anos, a prevalência de infertilidade é de mais de 60%. Eventualmente nos homens com mais de 50 anos também podem apresentar problemas relacionados à idade que impedem uma gravidez.

Quais são as causas?

Nas mulheres, pode haver:

* Distúrbios menstruais, como ciclos irregulares e problemas de ovulação;
* Anormalidades congênitas, como uterinas, ovarianas ou tubárias;
* Doenças diversas, como inflamações na pelve, ISTs, endometriose, apendicite (cuja cirurgia pode causar aderência de tecidos), miomas uterinos, inflamação ou obstrução das trompas, etc;
* Distúrbios metabólicos, como na tireoide, hepático, renal, obesidade e hirsutismo.

Nos homens, as mais comuns são:

* Distúrbios endocrinológicos, como na tireoide, suprarrenal, tumores;
* Qualidade comprometida do sêmen;
* Distúrbios anatômicos, como malformações e varicocele;
* Disfunções sexuais, como impotência, perda da libido, ejaculação retrógrada.
Outros fatores são o uso de certos medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas e fumo, etc.

Outros fatores são o uso de certos medicamentos, consumo de bebidas alcoólicas e fumo

Quando procurar um médico?
O casal deverá marcar uma consulta com o ginecologista, de preferência especializado no tratamento da infertilidade, após um ano ou mais  de tentativas infrutíferas. Esse período diminui para 6 meses quando a mulher tem 35 anos ou mais, ou o homem, 50 anos ou mais.