A importância da avaliação médica antes de iniciar o treino

Análise de um especialista é fundamental para evitar problemas fisicos
Asian medical doctor woman over hospital background.

Não é à toa que a prática de exercícios físicos é considerada um hábito saudável. Além de promover o bom funcionamento do corpo, a atividade também estimula a criatividade e o dinamismo. E não é só isso: as vantagens podem ser aproveitadas por crianças e adultos. “A prática esportiva beneficia os aspectos físicos, psicológicos e sociais, atuando desde a prevenção de doenças até o melhor desenvolvimento psicomotor e convívio social”, afirma Luiz Simbalista, ortopedista do Hospital Barra D’Or, do Rio de Janeiro (RJ).

Mas, vale lembrar que antes de embarcar na rotina de exercícios é preciso fazer uma avaliação adequada para identificar potenciais riscos à saúde. “É importante avaliar a condição física com o objetivo de planejar adequadamente o programa de condicionamento”, diz.

Caso esse procedimento não seja feito, pode haver o agravamento de algum problema de saúde não identificado, principalmente, quando há um aumento rápido na intensidade dos exercícios. Por isso, também é válido que independentemente do objetivo desejado, todos os cuidados sejam tomados para que não atrapalhe a saúde, nem os resultados. O ideal é escolher uma atividade que mais proporcione prazer. Só assim conseguirá aproveitar todos os seus benefícios por completo”, finaliza o especialista.