Benefícios de treinar após o trabalho

Encaixar os exercícios na rotina melhora a saúde e alivia o estresse da rotina profissional
mulher fazendo abdominal, para treinar após o trabalho
Trainer holding a woman in the leg exercise by Sid-ups.

Há quem goste de treinar no primeiro horário do dia ou antes das crianças chegarem do colégio. Mas se você está no grupo de pessoas que tem de acordar cedo para conseguir chegar a tempo no escritório e jamais conseguiria se exercitar durante a tarde, o ideal é optar por treinar após o trabalho.

“O ideal é não abandonar a rotina de esportes. A escolha da modalidade vai depender de cada um. Procure atividades que gerem prazer e liberação do estresse”, aconselha Márcia Pedroso, professora da Bio Ritmo, de São Paulo (SP). E quando o assunto é a modalidade ideal, a escolha pode variar de acordo com cada pessoa. Isso porque cada um possui um objetivo – que varia entre melhora da saúde, emagrecimento, definição corporal, disposição para o dia a dia, etc.

Além disso, modalidades diferentes podem oferecer o mesmo efeito em determinadas pessoas. Por exemplo: atividades mais intensas e que exigem animação e movimentação rápida, como uma aula de spinning ou zumba, podem contribuir para que determinadas pessoas aliviem o estresse, enquanto outro grupo de pessoas pode apostar em atividades mais lentas e tranquilas, como ioga e pilates.

“Em geral, as atividades mais recomendadas para alcançar bem-estar e relaxamento são pilates, ioga, body balance, bio postural flex e alongamento“, afirma a especialista, mas isso não é uma regra e pode variar de pessoa para pessoa.